Essa é hora, já se passou um mês das comilanças de fim de ano, mesmo tempo que falta para a folia do carnaval, tempo suficiente para você cair de cabeça na dieta, focar no seu objetivo e estar zerada para a curtição do feriadão.

Como fazer um suco detox?
(Reprodução: Gabriela Pugliesi / Instagram @gabrielapugliesi)

Especialmente para essa matéria convidamos a Nutricionista Stephanie Ferri para nos ajudar nessa tarefa com dicas valiosíssimas. Missão detox: ATIVAR!

Antes de dar qualquer dica a respeito temos que entender como o nosso corpo funciona e para que o detox serve.

Segundo a nutricionista, a presença prolongada de toxinas de origem externa e interna, podem ter efeitos prejudiciais para o nosso organismo, esse fato faz com que o conceito de “alimentação para desintoxicação” ganhe grande destaque na mídia, mas na verdade nenhum alimento específico age diretamente sobre essas toxinas.

Todos nós temos um processo de desintoxicação que ocorre através da ação de enzimas do fígado e também na parede da mucosa intestinal. O que acontece nessa dieta é a presença de alimentos que auxiliam nesse processo de desintoxicação do corpo.

Mas como os alimentos podem ajudar?

Sugere-se que os fitoquímicos, substâncias com atividade antioxidante e anti-inflamatória, estejam presentes nos alimentos, juntamente com outros nutrientes na produção e apoio dos sistemas enzimáticos, traduzindo, o detox natural do nosso corpo. Portanto eles estimulam o processo de desintoxicação.

Vários alimentos podem estar envolvidos nesse processo, em geral, legumes, verduras e frutas como: couve, aipo, cenoura, beterraba, frutas cítricas, uva, brócolis, repolho, manjericão, gengibre, alho, cebola, cúrcuma e muitos outros, além do chá verde descafeinado e de ervas contendo misturas de raiz de bardana, raiz de dente-de-leão, raiz de gengibre, raiz de alcaçuz, semente de cardamomo, lascas de canela e outras ervas.

É indicado que esses alimentos sejam ingeridos frescos na forma de saladas, em sucos naturais, como tempero de preparações e em lanches intermediários, podendo ser distribuídos ao longo do dia. Caso você consuma algum chá com esses ingredientes, dê preferência para tomá-los pela manhã.

Uma receita rápida com esses alimentos auxiliadores da desintoxicação, é sim, o suco verde! E lógico que nós pedimos uma receitinha para a nutri que você confere a seguir:

Nutricionista Stephanie Ferri nos ajuda na missão detox
(Reprodução: Pinterest)

Ingredientes:
Couve manteiga – 1 folha
Abacaxi – 1 rodela
Maçã com casca – ½ unidade
Gengibre – 1 pedaço pequeno
Cenoura – 2 rodelas grossas
Água – 100ml
Cubos de gelo

Modo de preparo:
Higienize todos os alimentos e coloque-os no liquidificador. Bata durante 2-3 minutos. Consuma na hora, pela manhã em jejum e não substitua pelo café da manhã.

É importante destacar que esses alimentos devem compor uma dieta equilibrada, ou seja, não adianta consumir esse famoso suco verde se o restante da alimentação não está bem estruturada. A nutricionista ainda ressalta que, se o objetivo é a perda de peso, é recomendado que esse processo aconteça de forma saudável e não com dietas extremamente restritivas.

Não podemos esquecer, também, que o consumo frequente de água é essencial nesse processo de desintoxicação, além dos muitos benefícios, auxilia na hidratação corporal que precisa ser ainda mais potente no verão.

Portanto, a inclusão de “alimentos detox” na dieta de forma equilibrada pode trazer vários benefícios para a saúde, mas é sempre recomendado consultar um profissional de nutrição para uma avaliação individual.

Como fazer um suco detox? A nutricionista Stephanie Ferri ensina!

Gostaram? Conte para nós se você testou a receita do suco detox e se começou a incluir esses alimentos na sua dieta.

Deixe uma resposta