Por qual motivo você quer mudar e dar um novo rumo profissional na sua vida? Insatisfação na sua área profissional ou a sua carreira dentro dela?  As respostas dessas perguntas traçarão qual caminho você deve seguir.

Estamos em uma geração onde você tem que ser bem sucedida, conhecida e influente com menos de 25 anos, porém não se deixe levar por esse estereótipo criado através das redes sociais. Não baseie a sua vida na vida dos outros porque os “perrengues” para chegar lá ninguém posta no Instagram. A sua mudança tem que trazer aspectos de outras motivações.

E o que te motiva para isso? Insatisfação com o emprego ou a empresa atual ou motivos mais pessoais como: fugir da mesmice, colecionar novas experiências, aproveitar novas oportunidades e ter maiores chances de sucesso.

Trocar de área ou carreira envolve muito autoconhecimento que você vai adquirindo durante o processo, mas o mais importante para dar o pontapé inicial é você sempre ter em mente um propósito de vida para seguir.

Para te ajudar nessa tarefa nada fácil, listamos 5 passos que você deve seguir para começar essa mudança na sua vida profissional. O sucesso não acontece da noite para o dia, tente, tente de novo, tente quantas vezes você precisar. Se organizar e traçar um novo projeto de vida leva tempo e muito esforço pessoal.

Organize-se financeiramenteNão aja impulsivamente saindo do seu atual emprego para começar a sua mudança, a não ser que você já tenha um novo local de trabalho. Uma solução para quem quer empreender é inicialmente conciliar o novo planejamento em paralelo e não sair do seu trabalho, consequentemente garantido o salário do mês.

Dinheiro é o principal motivo que te fará desistir de todos os seus planos, portanto é essencial que você faça uma reserva financeira antes de sair do seu emprego e que ela consiga te sustentar por pelo menos um ano. Isso fica ainda mais sério quando você tem outras pessoas que dependem financeiramente de você. Portanto, organização financeira é o 1º e mais importante passo nessa mudança.

Descanse a mente

Emendar uma frustração profissional com o novo projeto pode não fazer bem para você pois, nesse momento, as suas motivações estão voltadas totalmente para a sua insatisfação, podendo fazer com que você tome decisões e faça escolhas erradas.

Portanto tire um tempo para olhar para você. Se você ainda está trabalhando aproveite o período de férias. Você não precisa fazer uma viagem, o importante é que você desligue a mente dos seus problemas profissionais por algum tempo, esse tempo já é você que determina, pode ser uma semana ou um mês, o importante é que, com isso, você consiga ser mais racional em relação às suas escolhas.

Feito isso é a hora de se autoconhecer, descubra a sua paixão a faça dela a sua nova profissão. Você pode querer muitas coisas, mas o que você não quer de jeito nenhum? Isso pode te ajudar a encontrar o seu novo caminho. Busque conhecer as suas habilidades, no que você realmente é boa e trace metas, onde você quer estar daqui um ano, cinco ou daqui dez anos? Pense no que você trabalharia até de graça. Sentir prazer no que você faz é essencial para o seu sucesso. Qual trabalho fará com que você não odeie mais as segundas-feiras e as vejam com uma nova oportunidade para recomeçar?

Estude

Aqui você já saberá se quer mudar de área ou se quer apenas uma nova carreira dentro da sua profissão. Independente da sua escolha, estude!

Aconselhamos que você procure cursos rápidos, como os de extensão. Hoje em dia tem uma gama enorme de cursos livres presenciais e online que te apresentarão temas de forma mais prática e te tornarão aptas e atualizadas na sua nova carreira. Mas se a sua escolha envolve fazer uma nova faculdade, comece e já procure um estágio na nova área.

Estude o mercado e converse com pessoas do ramo, ouvir conselhos de profissionais mais experientes que você nunca é demais. Aproveite também esse momento para ampliar seu networking.

Tenha sempre com você um caderno de ideias. Você pode ter muitos insights durante o período de estudos e anotá-los te ajudarão na próxima etapa de planejamento.

Planeje

Você já sabe onde quer estar em diferentes períodos de tempo, mas o que você tem que fazer para conseguir isso? Trace metas para períodos menores, procure quais são as suas prioridades e organize-se.

Comece por uma agenda e anote tudo o que tem que fazer diariamente, veja quais são os planos para a semana e delegue as tarefas para cada dia.

Caso você queira empreender, qual produto ou serviço você quer oferecer ou qual área você quer entrar? Planeje o seu novo negócio.  Já se você quer um novo emprego na empresa dos sonhos, organize uma boa apresentação, incluindo um currículo bem feito e bem escrito e, se a sua profissão pede um portfólio, pesquise a melhor forma para fazê-lo.

Faça acontecer

Um dos momentos mais difíceis é tirar os seus planos do papel. Aqui você vai precisar de uma dose extra de coragem e determinação. Não enrole e comece já, você é a responsável pela sua carreira e principalmente pelas suas escolhas. Você vai trabalhar pelo menos 8 horas por dia, então que seja com uma coisa que você ame e tenha satisfação em fazer.

Gostou? Como você adaptaria essa lista na sua vida? Você quer mudar de área ou de carreira? O que você acrescentaria nessa lista? Conte pra gente, queremos te ouvir!

Deixe uma resposta